Intensivão Métrica Topo

Local: Goiânia Data: 26 e 27 de julho

Ementa

Georreferenciamento

- Montagem de um processo à partir da importação dos pontos processados até a geração das peças técnicas para o Registro de Imóveis (planta, memoriais descritivos, cartas de anuência, requerimento, etc)

- Como certificar imóvel com área encravada

- Como certificar imóvel cortado por estrada

 

CAR (Cadastro Ambiental Rural)

- Elaboração de um projeto de CAR (Shapes e kml)

- Trabalhar com imagem

 

Trabalhando com imagem raster

- Importação, vetorização e exportação de imagem raster

- Trabalhar com DWG no ambiente raster

- Calcular área e distância

 

 

PARA ALUNOS - TOPOEVN

PARA ALUNOS  - TOPOEVN

SC: Incra participa de oficina para criação de Cadastro Estadual de Imóveis Rurais

Com o objetivo de criar e lançar o Cadastro Estadual de Imóveis Rurais, técnicos e dirigentes de instituições ligadas ao setor estarão reunidos, nesta quinta-feira (2), para participar da Oficina sobre Reordenamento Agrário promovida pela Secretaria de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. O superintendente do Incra/SC, José dos Santos, participará dos debates e apresentará as ações referentes ao cadastro de imóveis rurais mantido pela autarquia.

 

A proposta de criação de um banco de informações que subsidie o processo de desenvolvimento rural sustentável em Santa Catarina deriva da constatação de que os agricultores familiares catarinenses têm encontrado dificuldades para regularizar e legalizar suas propriedades, especialmente em relação às questões de licenciamento ambiental e georreferenciamento.

 

Em contrapartida, os órgãos estaduais e federais, no âmbito de suas áreas específicas de atuação, possuem informações valiosas para a constituição do Cadastro Estadual. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por exemplo, possui um levantamento aerofotogramétrico digital de todo o Estado, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispõe dos pontos georreferenciados de cada propriedade rural. Já o Incra possui informações cadastrais das propriedades rurais e outros órgãos, como a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural (Epagri) e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), também possuem dados relevantes disponíveis para inclusão nesse acervo único.

 

Constituído o Cadastro Estadual, o passo seguinte será a realização do fotocadastro de todas as propriedades sem georreferenciamento, formando o mosaico fundiário catarinense. A partir de então, serão definidas as ações como a legalização das propriedades, a inserção destas no Cadastro Nacional de Crédito Rural (CNCR), com a certificação da propriedade, inclusão das propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outras.

 

Fonte: http://www.incra.gov.br

PARA ALUNOS - POSIÇÃO

PARA ALUNOS  - POSIÇÃO

Facebook

Você está aqui: Página Principal Treinamentos INTENSIVÃO MÉTRICA TOPO Uncategorised