precificação de georreferenciamento

O georreferenciamento de imóveis rurais é um serviço de grande importância para os proprietários de terras e fazendeiros. Esses serviços ajudam a proteger a propriedade contra ameaças legais e em alguns casos só é possível legalizar a propriedade se o Geo estiver em dia.

Neste artigo, discutiremos como colocar preços em serviços de georreferenciamento de imóveis rurais

O que está envolvido na precificação dos serviços de georreferenciamento?

A gestão territorial envolve a organização e o registro de informações sobre a propriedade rural, incluindo limites, áreas, recursos naturais e construções. Isso exige uma quantidade significativa de tempo e esforço no levantamento de informações e análises. Além disso, pode incluir a contratação de profissionais, aluguel ou compra de equipamentos e softwares. O tempo gasto na conclusão do processo também pode variar bastante, o que pode influenciar na capacidade do profissional de conseguir novos projetos.

Então, quando o profissional não coloca um preço correto para seu trabalho, ele não consegue lucros suficientes para seu sustento, para pagar todos seus custos e continuar investindo em equipamentos que possibilitem prestar um serviço de qualidade. A longo prazo, seu trabalho ficará inviável.

Primeiro desafio na precificação: a concorrência

Alguns profissionais dizem: “Aqui na minha cidade, há profissionais que cobram muito barato. Se eu cobrar caro, ninguém me contrata.”

A concorrência é um dos maiores desafios dos profissionais hoje. Há profissionais que não computam corretamente os custos e não sabem como cobrar. Há ainda outros que não se importam em usar um carro ou equipamentos ruins, registros fotográficos de baixa qualidade, etc.

Estes profissionais não devem ser usados como referência, por que não?

Com valores tão baixos, torna-se impossível que eles prestem um trabalho de alta qualidade. Por isso é tão comum encontrarmos relatos de proprietários de imóveis que mencionam que o profissional anterior abandonou o processo e não conseguiu a certificação. Alguns certificam de qualquer maneira e depois não conseguem a averbação no cartório ou tem o processo cancelado pelos confrontantes.

Vença este desafio mostrando para o cliente o VALOR do seu trabalho e não o PREÇO.

Vamos entender isso melhor?

precificação de georreferenciamento 2

O preço de um serviço é a quantia de dinheiro que se espera receber por algo que será feito.

Já o valor de um serviço é a percepção que o cliente tem sobre o benefício que ele vai obter ao te contratar. Tem a ver com qualidade, satisfação, conveniência e até mesmo a conclusão de um processo correto, sem problemas jurídicos posteriores.

Por isso, para vencer a concorrência, siga alguns passos:

1) Não fique perguntando o preço pelos grupos de Networking, você pode acabar com medo de cobrar pelo seu trabalho.

2) Reflita sobre seu posicionamento, mostre-se como um profissional que entregará valor e qualidade para o cliente. Não esqueça de refletir essa qualidade nos seus canais oficiais e no atendimento inicial.

3) Faça uma análise minuciosa do processo para computar os custos reais e entregar o preço mais justo possível para seu cliente.

Segundo desafio na precificação: análise do processo

Quando um proprietário entra em contato pela primeira vez, você não tem tantos detalhes sobre o projeto para precificar de forma imediata.

Nem sempre o cliente quer te fornecer informações neste chamado, pode ser que ele nem saiba se tem os documentos necessários para enviar para você. Alguns são desconfiados e acham que não devem passar os documentos para qualquer pessoa.

Mas para o profissional de Georreferenciamento, não há como fazer um bom orçamento sem informações que te levem a concluir qual será o grau de dificuldade na certificação.

Há profissionais que estipulam um valor fixo por hectare, porém, o que temos visto na experiência em campo é que nem sempre estes valores cobrem bem as despesas.

Para vencer este desafio siga esses passos:

1) Explique para o cliente sua preocupação em fazer o processo corretamente e em ir até a averbação final. Por isso é essencial que ele envie o máximo possível de documentos para você avaliar.

2) Faça perguntas informais durante a conversa para saber mais sobre os confrontantes.

3) Tente reunir informações de outra forma: peça fotografias de rios e córregos ou veja se é possível analisar o relevo no Google.

4) Pense na possibilidade de agendar uma visita técnica ao local antes mesmo de orçar o projeto.

Variáveis essenciais na precificação do Georreferenciamento

Vamos agora listar algumas perguntas que você precisa se fazer ao avaliar o grau de dificuldade de um projeto. A ideia aqui é tentar prever ao máximo os problemas que esse processo pode gerar e a quantidade de esforço e trabalho que você terá para desenrolar o processo.

Informações preliminares

Análise da documentação

Análise do local do imóvel

Verifique se a área apresenta dificuldades para o trabalho em campo:

Análise da logística para o trabalho

Despesas / Custos variáveis

Para ampliar bem sua capacidade de prever complicações, conheça bem as leis e normas que envolvem o georreferenciamento.

Perceba aqui que, com essa quantidade de variáveis, os valores calculados simplesmente por hectare não retratam a realidade e a dificuldade em finalizar o processo.

Não esqueça dos outros custos essenciais para o georreferenciamento

Para você entender bem a importância de precificar de forma adequada, vamos colocar outros custos aqui que serão pagos por você ao longo de seu trabalho.

Você não vai embutir diretamente esses valores no preço, mas precisa considerar esses pagamentos na hora de pensar na sua margem de lucro.

Custos fixos: 

Valores que não computamos diretamente

Busque ajuda para precificar seu trabalho

Ter especialistas que ajudam a mostrar seu trabalho é essencial para continuar a equilibrar as condições do mercado com suas necessidades.

O que você acha de uma planilha para ajudar na precificação?

A professora Margaret Maria está disponibilizando uma planilha de precificação que ajuda a reunir as informações que dispomos neste artigo em um só local, para a composição de um valor real e justo para você e para o cliente.

Essa planilha é parte do vídeo “calculando o preço a ser proposto”, no módulo Falando de preços, no clube de assinaturas da TGR Treinamentos. Este artigo é uma síntese de alguns vídeos que estão sendo analisados profundamente neste módulo.

Além da planilha de cálculo de preço, quem é assinante terá à disposição vídeos para atualização profissional e estudos de casos.

Venha conhecer o clube de assinaturas da TGR Treinamentos. As orientações que colocamos lá vão ajudar você a valorizar seu trabalho e a maximizar muito seus lucros.